contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelFilosofia e budismo: e quando o teísmo está escondido?

Filosofia e budismo: e quando o teísmo está escondido?

Uma estrutura subjacente (presunção oculta, visão de mundo necessária) comum a tanto lógica modal quanto noções de livre arbítrio é um mundo criado, ou um estado de coisas ad hoc. Como no budismo um mundo criado ou ad hoc é impossível, se torna difícil o diálogo com essa metodologia e tema filosóficos.

Clickbait
Deus atrapalhando nas entrelinhas

Jan Westerhoff on Wisdom Publications (podcast em inglês que deu origem a essas considerações).

Lógica modal e budismo (vídeo no Canal Tendrel que surgiu em resposta a um questionamento sobre este).

Budismo: religião sem deus (vídeo no Canal Tendrel).


clique no botão do YouTube
Por favor, ajudem o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando

◦ Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

◦ Há também uma comunidade para notificações no Whatsapp

◦ Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

◦ Visite o Canal Tendrel no YouTube.


Contribuições e perguntas podem ser feitas pelo email
conexoesauspiciosas@gmail.com
ou pelo formulário de contato.



Quando uma pessoa fala de algo que não vivenciou, no darma se diz que é como uma pessoa com deficiência visual servindo de guia turístico. Esse assunto foi requisitado alguns anos atrás aqui no canal, e no vídeo eu tento não ser um budista de internet e falar só dos livros sobre o assunto.tendrel

Peregrinação no budismo

Quando uma pessoa fala de algo que não vivenciou, no darma se diz que é como uma pessoa com deficiência visual servindo de guia turístico. Esse assunto foi requisitado alguns anos atrás aqui no canal, e no vídeo eu tento não ser um budista de internet e falar só dos livros sobre o assunto.
Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.tendrel

Superstição, imperialismo cultural e reprodutibilidade

Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.
O darma não se fala de qualquer jeito, é necessário cuidado para expressar ideias budistas, ainda que não sejamos professores e ninguém nos leve a sério.tendrel

Precisão conceitual e preservação do darma

O darma não se fala de qualquer jeito, é necessário cuidado para expressar ideias budistas, ainda que não sejamos professores e ninguém nos leve a sério.
O darma algumas vezes parece uma fantasia, totalmente separado de nossa vida cotidiana. Nem toda tentativa de integrar o darma, no entanto, é saudável.tendrel

Darma alienado

O darma algumas vezes parece uma fantasia, totalmente separado de nossa vida cotidiana. Nem toda tentativa de integrar o darma, no entanto, é saudável.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).